Foto: Pixabay

Depois de uma longa investigação que durou sete anos, um grupo de cientistas descobriu um dos mistérios mais bem guardados das grandes pirâmides do Egito.

O aturado trabalho resultou na revelação de uma passagem com nove metros de comprimento e mais de dois metros, escondida no interior das pirâmides e à qual nunca ninguém havia tido acesso até à data.

“Trata-se de um corredor de duas águas com teto triangular, situado na parte norte da pirâmide do rei Khufu”, explicou Ahmed Issa, ministro egípcio do Turismo e das Antiguidades.

A descoberta fez parte do projeto ScanPyramids, lançado em 2015 e do qual fazem parte elementos das principais universidades da França, Alemanha, Canadá e Japão, além de especialistas egípcios.

Os integrantes do projeto utilizam tecnologia avançada, como reconstrução em 3D, para visualizar partes ocultas do interior da pirâmide sem terem que a escavar.

Foi a ScanPyramids quem, em 2017, revelou uma cavidade do tamanho de um avião de passageiros, naquela que foi a primeira grande estrutura encontrada dentro da Grande Pirâmide desde o século XIX.

Com 146 metros de altura, a Grande Pirâmide de Gizé foi construída há cerca de 4500 anos e é a única estrutura sobrevivente das sete maravilhas do Mundo antigo.

Tem três câmaras conhecidas e, como outras pirâmides do Egito, foi concebida como tumba de um faraó.

Partilhar