Foto: DR/Wikipedia

Mais uma revelação impressionante no Egito, desta vez a de uma estátua de esfinge com um bem preservado rosto sorridente como ponto maior.

A preciosidade histórica foi encontrada por arqueólogos junto ao Templo de Hathor e foi a segunda grande descoberta arqueológica em terras egípcias nas últimas semanas.

A estátua, que se acredita ser uma representação estilizada de um antigo imperador romano, foi encontrada dentro de uma tumba de dois níveis.

O seu estado de preservação surpreendeu pela boa qualidade. “É linda e está precisamente esculpida”, classificou-a o Ministério do Turismo egípcio.

Uma vez totalmente decifradas as mensagens nela inserida, pode ser lançada luz sobre a identidade do governante lá esculpido, que os investigadores acreditam que poderá ser o imperador Cláudio.

O Templo de Hathor (na foto) é um dos mais bem preservados do Egito. Situa-se a cerca de 500 quilómetros a sul do Cairo e abrigava o Zodíaco de Dendera, um mapa celestial exposto no Museu do Louvre, em Paris, desde 1922.

Outras descobertas históricas importantes foram anunciadas no Egito ao longo do último ano, como as que ocorreram na necrópole de Saqqara e em Luxor.

Partilhar