Foto: Pixabay

A feira da indústria do turismo de Berlim, na Alemanha, uma das mais importantes a nível mundial, confirmou que o setor recuperou dos dias sombrios, com uma procura que tem desafiado os números elevados da inflação.

Em 2022, a Organização Mundial do Turismo (OMT) registou um aumento das chegadas internacionais de quase 900 milhões face ao ano anterior.

No total, as chegadas ficaram em 67% do nível pré-pandémico, chegando a 80% na Europa.

“Estamos num nível semelhante ao de 2019 em alguns países”, disse a diretora da OMT para a Europa, Alessandra Priante, citada pela agência AFP.

“As economias feitas por uma parte da população durante a pandemia ainda não foram totalmente gastas e estão a fluir para o turismo”, assinalou, por sua vez, Clemens Fuest, do instituto económico Ifo.

O abandono da China, no final do ano passado, da sua política de covid zero, que regulava estritamente as viagens dentro e fora do país, foi outro benefício.

Antes da pandemia, os viajantes chineses representavam 15% de todos os turistas.

Uma das preocupações continua a ser a inflação, embora, segundo os especialistas, os comportamentos dos consumidores estejam já a alterar-se.

Na Alemanha, por exemplo, “há cada vez mais turistas a fazerem reservas”, revelou o grupo alemão DRV.

Já na indústria de cruzeiros, “55% dos clientes dizem que querem gastar menos dinheiro ou viajar menos longe”, avançou Markus Stumpe, CEO do site Cruisewatch.

A feira de Berlim, que teve a primeira edição em três anos, contou com 5500 expositores de 161 países.

Entre os participantes estiveram delegados da Ásia Central e das ilhas do Pacífico.

Partilhar