Foto: Flickr

A Arábia Saudita anunciou a criação de uma nova companhia aérea nacional, a Riyadh Air, que irá lançar voos para mais de cem destinos em todo o Mundo.

Esta é mais uma etapa do plano para transformar Riade, capital daquele país do Golfo Pérsico, num centro de aviação global que possa rivalizar com líderes regionais como Dubai (Emirados Árabes Unidos) e Doha (Catar).

A nova empresa de aviação insere-se no plano “Visão 2030″, lançado pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, que visa triplicar o tráfego anual para 330 milhões de passageiros até o final da década.

“A Riyadh Air consolidará a posição do nosso país como um hub internacional para a aviação e um centro logístico global”, definiu Saleh Al-Jasser, ministro dos transportes saudita, Saleh Al-Jasser, numa declaração publicada na rede social Twitter.

Contará com uma “frota de aeronaves avançadas”, que poderão fazer parte de um acordo com a Boeing noticiado pelo Wall Street Journal e cujos números rondarão impressionantes 33 biliões de euros.

Em novembro passado, as autoridades sauditas, igualmente, anunciaram planos para um novo aeroporto em Riade, numa área de 57 quilómetros quadrados.

A infraestrutura vai receber 120 milhões de viajantes por ano até 2030 e 185 milhões até 2050. O atual aeroporto de Riade não chega aos de 35 milhões.

O atual aeroporto internacional mais movimentado da Arábia Saudita está situado na cidade costeira de Jeddah, no Mar Vermelho, onde fica a base da companhia aérea Saudia.

Partilhar