Foto: Adelino Meireles/Global Imagens

A Fajã de Santo Cristo, na ilha açoriana de São Jorge, viu sete dos seus trilhos serem alvo de obras de recuperação com o objetivo de melhorar as condições de acesso em consonância com a sustentabilidade ambiental.

Ao todo, trata-se de um percurso total de 2200 metros, numa área de 4400 metros quadrados. O projeto custou 275 mil euros, segundo informou o Governo Regional dos Açores.

Os trilhos foram pavimentados em basalto em calçada de pedra da região, recorrendo a técnicas tradicionais para garantir a estabilidade do pavimento e dos terrenos adjacentes.

A fajã da Caldeira do Santo Cristo é considerada um santuário do bodyboard e do surf, além de ser o único local nos Açores onde se reproduzem amêijoas.

O secretário regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, classificou o o local como “um dos ex-libris” da região.

“É lugar verdadeiramente especial, com um enquadramento paisagístico deslumbrante, marcado por uma geomorfologia singular, com enorme riqueza de habitats raros, vegetação endémica e avifauna residente e migratória”, descreveu, citado pela agência Lusa.

São Jorge tem mais de sete dezenas de fajãs, pequenas planícies junto ao mar que tiveram origem em desabamentos de terras ou lava, desde 2016 classificadas como Reserva da Biosfera da UNESCO.

Partilhar