Foto: DR

No intocado sudoeste de Sumba, na Indonésia, nasceu um refúgio para aventureiros de todas as idades que queiram conhecer a fundo a herança cultural da ilha, com um certo flair parisiense à mistura.

Cap Karoso nasceu pela mão de dois aventureiros franceses, Fabrice e Evguenia Ivara, que se apaixonaram por Sumba durante umas férias na ilha, em 2017.

Cativados pela cultura indígena de Marapu – que remonta à Idade do Bronze – e a Natureza exuberante da ilha, o casal assumiu a missão de proteger estes tesouros e partilhá-los com outros exploradores com o mesmo desígnio.

O projeto assenta em três pilares: sustentabilidade, cultura e comunidade. Daí que os habitantes locais tenham sido integrados desde o início.

Foto: DR

Fabrice e Evguenia organizaram até uma cerimónia com os chefes das aldeias ao redor para solicitar a sua aprovação. E o objetivo é que o próprio Cap Karoso se torne uma espécie de comunidade para “espíritos livres e aventureiros”, promovendo o contacto com as populações e tradições locais, participando em atividades como a pesca tradicional, a tecelagem de ikat e a tinturaria natural.

O alojamento, com 47 quartos e 20 villas com piscina, terraço, cozinha ao ar livre e deck com churrasqueira – também disponíveis para venda –, está pousado sobre um dos mais belos trechos de areia do mundo, a praia de Karoso, banhada por água azul-turquesa, na região remota de Kodi, no sudoeste de Sumba. É cercado por praias selvagens e aldeias que vivem ao ritmo de costumes ancestrais.

A arquitetura e o design de interiores refletem esta envolvência, com uma pitada de flair parisiense a denunciar as raízes dos proprietários: decoração elegante e serena, com vime, bambu e madeira, artesanato local, paredes esculpidas com símbolos indígenas e arte contemporânea indonésia.

As estruturas espaçosas e modernas dos quartos e villas misturam-se com as inspiradas nas casas tradicionais, com telhados de 25 metros de altura, onde estão o ginásio, o pavilhão de ioga e o spa, que celebra as tradições locais de cura xamânica.

Foto: DR

Uma quinta orgânica alimenta as despensas do hotel e os espaços sociais foram projetados para promover um senso de comunidade.

Os hóspedes são convidados a sentar-se em mesas comuns e participar em atividades (eventos com chefs e mixologistas, residências artísticas, workshops de agricultura).

O Cap Karoso conta ainda com um Kid’s Club criativo, cinema ao ar livre e experiências concebidas para explorar conscientemente a Natureza e a cultura da ilha, conectando-se com – e retribuindo – a comunidade local.

Com quartos duplos desde 220 euros por noite, o Cap Karoso fica a 50 minutos de voo de Bali, somando-se 40 minutos de carro até ao resort.

 

Partilhar