Foto: Dimitar Dilkoff/AFP

Cerca de 250 monumentos foram danificados ou completamente destruídos desde o início da guerra na Ucrânia, a 24 de fevereiro do ano passado.

A contabilidade foi feita pela UNESCO, que deu conta de “graves danos ao património e aos locais culturais” do país. E avaliou os prejuízos em qualquer coisa como 2,3 mil milhões de euros.

A invasão russa da Ucrânia provocou estragos irreparáveis em espaços públicos dedicados à cultura, ao desporto e ao entretenimento, segundo a UNESCO.

A diretora-geral da instituição, a francesa Audrey Azoulay, estima que serão necessários 6,3 mil milhões de euros para recuperar os pontos afetados para níveis iguais ou próximos ao que se encontravam antes do início do conflito militar.

“Vamos ajudar as autoridades ucranianas a elaborar um plano de reconstrução nacional para o setor cultural”, prometeu Audrey Azulay, citada pela agência AFP.

Sete locais culturais e um parque natural da Ucrânia estão classificados como Património Mundial da UNESCO.

A lista completa pode ser consultada aqui.

Dezasseis outros locais fazem parte da lista provisória de candidatos ao mesmo estatuto, aguardando apenas uma solicitação formal do Governo de Kiev para receber o título.

 

Partilhar