Foto: Pixabay

A construção de parques eólicos nas proximidades de um parque nacional da África do Sul está a colocar em causa aquele que é considerado um dos maiores santuários de elefantes do Mundo.

Ativistas da vida selvagem, que têm chamado a atenção para a causa, temem que as 200 turbinas previstas para o Parque Nacional Addo Elephant vão arruinar a paisagem e colocar em perigo a vida dos animais.

“É catastrófico. Está em risco a experiência selvagem que envolve um safari e colocada em causa uma área de alto valor ambiental e de ecoturismo”, lamentou William Fowlds, veterinário administra uma pousada junto ao parque.

Os contestatários também temem que o ruído das turbinas possa perturbar os cerca de 600 elefantes que vivem no parque, que se comunicam por meio de infrassons de baixa frequência.

“Existe um risco real de que isso possa afetar a sua forma de comunicação e causar-lhes stress”, explicou à agência AFP Anglea Stoeger-Horwath, especialista em comportamento animal da Universidade de Viena (Áustria).

A guia da natureza e fotógrafa da vida selvagem, Jeni Smithies, acrescentou, por sua vez, que os animais podem ficar “frustrados e agressivos.”

O Ministério do Meio Ambiente sul-africano já rejeitou uma petição popular para travar o projeto, alegando que a energia produzida pelo vento vai aliviar a enorme dependência do carvão, responsável por 80% da eletricidade no país.

O Governo garante que o impacto visual do projeto será limitado.

Partilhar