Foto: Pixabay

A baía de São Francisco acolhe, até dia 24, a primeira iniciativa de sempre dedicada a Portugal no estado norte-americano da Califórnia.

Em destaque estará a gastronomia lusa, reunida na Portugal Restaurant Week durante uma semana.

Organizado pela AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal – e pelo consulado-geral de Portugal em São Francisco, o evento integra cinco restaurantes com chefs portugueses de renome: Adega, La Salete, Petiscos, Tasca Tasca e Uma Casa.

“O objetivo é promover a gastronomia e os produtos portugueses na Bay Area”, referiu Teresa Fernandes, diretora do escritório da AICEP em São Francisco, citada pela Agência Lusa.

O Adega é o único restaurante português com estrela Michelin nos Estados Unidos da América. Fica em São José O chef David Costa criou para a iniciativa um menu mais compacto, que dará aos consumidores a possibilidade de escolher e combinar vários pratos por um preço mais acessível.

Já o Petiscos, com um ambiente casual e mais familiar, oferece uma variedade de sabores, desde arroz de pato, polvo à linguiça e sopa da pedra.

No Uma Casa, de São Francisco, o chef Telmo Faria criou uma ementa de pratos típicos, como pastéis de bacalhau, caldo verde, bacalhau à Gomes de Sá ou carne de porco à alentejana.

O La Salete, em Sonoma, do chef Manuel Azevedo, celebra o que chama de cozinha nova portuguesa, com sabores lusos, ingredientes californianos e uma interpretação própria da gastronomia.

O outro restaurante de Manuel Azevedo, o Tasca Tasca, oferece experiências inusitadas, num ambiente que lembra as tascas tradicionais.

Esta quinta-feira, dia 20, haverá ainda um jantar com um produtor da Herdade do Esporão para promover vinhos portugueses.

A expectativa é de que a Portugal Restaurant Week fomente o crescimento das exportações de produtos dos setores agroalimentares e vinhos e possa atrair pessoas para Portugal como destino de turismo e investimento.

Partilhar