Foto: Pixabay

Timor-Leste aguarda com curiosidade um raro eclipse total, que promete parar o país esta quinta-feira, dia 20.

O eclipse chamou ao território especialistas, turistas e visitantes de vários países, alguns dos quais não perderam tempo a encontrar o local com melhor visibilidade deste fenómeno.

Uma delegação de mais de 25 astrónomos de vários países do Sudeste Asiático já está em solo timorense, onde irá desenvolver atividades científicas e apresentar informação à comunidade local sobre o que irá acontecer.

“Vamos realizar experiências sobre ciências atmosféricas e também sobre o sol em si”, explicou à Agência Lusa Hakim Malasan, secretário-geral da Southeast Asia Astronomy Network (SEAAN).

A equipa vai preparar um relatório com a sua análise e resultados da investigação, que deverá ser apresentado num encontro previsto para o Japão, em agosto.

“A previsão é de que a cobertura de nuvens seja de 55% ou menos, o que é preferível do que noutros locais onde a cobertura pode chegar a ultrapassar os 75%”, acrescentou Hakim Malasan.

O eclipse será também visível desde uma zona remota da Austrália, no mar, e a Papua Nova Guiné.

Ao longo das últimas semanas, o interesse em torno deste acontecimento aumentou significativamente, com várias iniciativas das autoridades para marcar o momento.

O entusiasmo tem sido tal que o Governo timorense declarou tolerância de ponto e o encerramento das escolas no dia do eclipse.

Partilhar