Foto: DR

Um peculiar Airbnb, a norte da Cidade do México, permite dormir na barriga de uma divindade asteca, uma cobra emplumada e colorida que desliza por um jardim escultural.

O El Nido de Quetzalcóatl, ou o Ninho de Quetzalcóatl, é uma surpreendente estrutura em forma de serpente embrenhada num bosque verde em Naucalpan.

Foi criada pelo arquiteto mexicano Javier Senosiain, que numa das cavernas existentes no local identificou a forma da boca de uma cobra e sob os princípios da arquitetura orgânica projetou uma casa serpente, quase escultural, que se inspira na Natureza e visa um impacto mínimo no meio ambiente.

A obra deu vida a Quetzalcóatl, o deus serpente asteca, que desliza por um terreno irregular de cinco mil metros quadrados, rodeado de jardins, espelhos de água e um bosque de carvalhos.

O corpo ondulante da cobra, feita essencialmente em ferro e cimento, emerge do subsolo, penetra e volta a sair da terra, numa sequência de estruturas que abrigam no seu interior dez apartamentos.

Cada casa tem aproximadamente 200 m2, com abóbadas, paredes de cores terrosas e semicurvadas e várias janelas com vista para os jardins, onde os hóspedes podem fazer passeios tranquilos e desligar da agitação citadina.

Foto: DR

Os interiores são simples e modernos, mas dispõem de todas as comodidades, incluindo cozinha totalmente equipada e lavandaria. Um destes apartamentos, de quatro quartos, está disponível para receber residentes temporários, com reservas feitas através do Airbnb.

Desde o início que o projeto é orientado pelo respeito do ecossistema local e continua a atuar no sentido de reduzir a pegada ecológica, nomeadamente com a utilização da água descartada pelos apartamentos, que depois de tratada é utilizada para irrigação de todas as áreas verdes.

Os hóspedes deste Airbnb têm ainda acesso a uma visita guiada pelo Parque Quetzalcóatl e direito a serviço de concierge personalizado.

Partilhar