Foto: Martin Bernetti/AFP

Junto a uma ravina duma floresta em Los Rios, no sul do Chile, uma árvore gigante sobreviveu durante milhares de anos e está prestes a ser reconhecida como a mais antiga do Mundo.

Trata-se de um ‘Fitzroya Cupressoides’, um tipo de cipreste endémico comum no sul da América Latina.

Com mais de 5000 anos, está prestes a substituir o Matusalém, um pinheiro de 4850 anos existente na Califórnia (Estados Unidos).

Conhecido como o “bisavô”, o tronco da árvore milenar chilena, com quatro metros de diâmetro e 28 metros de altura, contém preciosas informações científicas que podem esclarecer como o planeta se adaptou às mudanças climáticas.

Foto: Martin Bernetti/AFP

“Não há outro que tenha tido a oportunidade de viver tanto tempo”, garante Antonio Lara, investigador da Universidade Austral e do Centro de Ciência Climática e Resiliência do Chile, que faz parte da equipa que mediu a idade da árvore.

Nos últimos anos, aumentaram os turistas que quiseram conhecer esta árvore especial, o que levou o órgão florestal nacional chileno a reforçar o número de guardas florestais e restringir o acesso ao local.

“Há muitas razões que dão valor e sentido a esta árvore e à necessidade de a proteger. É um símbolo de resistência e adaptação, um livro aberto”, assinala Antonio Lara, citado pela agência AFP.

Partilhar