Foto: Pixabay

O Nepal emitiu um recorde de 454 autorizações para escalar o Monte Evereste nesta primavera.

“É o maior número de licenças jamais emitido”, confirmou Bigyan Koirala, do Departamento de Turismo nepalês, acrescentando que os números podem aumentar ainda mais.

A China (96) e os Estados Unidos (87) são os países com mais candidatos admitidos.

Ang Tshering Sherpa, ex-presidente da Associação de Montanhismo do Nepal, disse à Agência France Press que “os valores desta temporada de escalada são o resultado de muitos alpinistas não terem podido viajar para o país nos últimos anos devido a interrupções causadas pela pandemia.”

As novas regras no lado chinês do Evereste, que apenas admite montanhistas que já tenham escalado outro pico de 8000 metros, também contribuíram para a situação.

Como a maioria dos inscritos tentará subir com a ajuda de um guia local, mais de 900 pessoas deverão ocupar as montanhas nas próximas semanas.

O cenário pode causar tráfego intenso no caminho para o cume do Evereste, sobretudo se for reduzida a janela de autorização devido ao clima desfavorável.

Em 2019, uma fila enorme no Monte Evereste forçou as equipas a esperar horas debaixo de temperaturas negativas. Pelo menos 11 pessoas morreram.

O Nepal abriga oito dos 10 picos mais altos do Mundo.

Partilhar