Foto: Ivete Carneiro/Volta ao Mundo

A beleza de um voo regular para Cabo Verde é não depender de um pacote que limita liberdades e permitir alojar-se fora dos resorts. A TAP Air Portugal e a Cabo Verde Airlines têm várias ofertas semanais.

É fácil, eficiente e muito rico em termos de experiência: voar até Cabo Verde sem as balizas dos pacotes tudo incluído ou quase e sem a obrigação daí decorrente de ver os passos limitados a um hotel e a uma só ilha está ao alcance de voos diretos em companhias regulares que aterram em quatro das nove ilhas do arquipélago.

Santiago, a ilha capital, São Vicente, a ilha de Cesária, Sal, a ilha dos resorts, e Boavista, a ilha dos areais infindáveis, são destinos com partida de Lisboa, as três primeiras com voos diários a cargo da TAP Air Portugal, reforçada pela Cabo Verde Airlines com voos semanais para o Sal e São Vicente e bissemanais para Santiago.

Porque Cabo Verde é mar. Mas é muito mais do que mar. É uma cultura ímpar que mistura África com a Europa, é o ritmo tranquilo instigado pelo clima, é História, é património, é um arquipélago de nove ilhas muito diferentes, com segredos muito bem guardados em cada uma delas.

Tomemos São Vicente: tem tartarugas marinhas e é possível nadar com elas, numa praia gigantesca pintalgada de pescadores, a alguns passos do aeroporto. E tem Cesária Évora, claro, e todas as suas canções a sussurrar das paredes das ruelas estreitas da zona mais antiga de Mindelo, que transpiram grogue e tempo e, com calma, nos levam ao quiosque da praça Amílcar Cabral.

Mas não é só isso: São Vicente tem Santo Antão do outro lado do canal. E isso é toda uma outra descoberta. É a ilha-montanha, a ilha-açúcar, a ilha-trilhos, a ilha tranquila onde se chega apenas de barco.

Foto: Ivete Carneiro/Volta ao Mundo

Tomemos Santiago: tem a Cidade Velha, que foi a primeira, antes da Praia que também tem o seu quinhão de parte velha (e belíssima, por sinal), tem vales que a rasgam até ao coração de picos de São Jorge dos Órgãos (só o nome inspira) e tem enseadas virgens a caminho do norte carregado de uma das mais tristes partes da História de Portugal, o sempre impressionante Tarrafal. Que é nome de uma pequena vila maravilhosa, também.

E depois, claro, há sempre o mar do Sal e da Boavista, mas há também o de Maio, há também as montanhas de São Nicolau e há o vulcão do Fogo e há a pequenez da Brava. Mas há, acima de tudo, o povo de Cabo Verde, cujo bom dia é sempre, mas sempre, garantido. Ah… temos tantas saudades dos bons dias garantidos…

TEMPO MÉDIO DE VOO
Dependendo da ilha e do sentido do voo, as ligações diretas variam de 3h55 a 4h20.

PREÇOS DAS VIAGENS
Ida e volta com a TAP: Boavista a partir de 473 euros; São Vicente 352 euros; Santiago 403 euros; Sal 428 euros. Com a Cabo Verde Airlines, Sal 358 euros, Santiago 278 euros e S. Vicente 448 euros.

PARTIDAS
Os pacotes de agências recorrem a voos charters, que podem partir de Lisboa ou do Porto. Aqui falamos de voos regulares, a cargo da TAP Air Portugal e da Cabo Verde Airlines, todos com partida
de Lisboa.

CALENDÁRIO
A TAP Air Portugal voa diariamente para Santiago, São Vicente e Sal e às segundas e sábados para a Boavista, com regressos nos mesmos dias.
A CaboVerde Airlines voa às quintas-feiras para a ilha de São Vicente e regressa às sextas, dia em que viaja para o Sal, de onde regressa aos sábados, indo às segundas e sábados para Santiago, com regressos às segundas e quintas.

Foto: Ivete Carneiro/Volta ao Mundo

SUGESTÕES

Ver mais do que uma ilha
São todas diferentes e isso é maior beleza de Cabo Verde. Podemos ter praias de areia branca numa ilha e montanhas altíssimas noutra. Santo Antão parece a Madeira, São Vicente parece Marrocos e Santiago tem um surpreendente interior quase tropical.

Visitar o passado de Cesária
Há em Mindelo uma “casa” que serve de museu, mas que nunca foi lar da diva cabo-verdiana. O verdadeiro está assinalado com uma placa. Mas Cesária Évora é mais do que a chávena, o cinzeiro ou as saias. Cesária é Mindelo e todas as veias que são aquelas ruas de música e grogue.

Nadar com tartarugas
Em São Vicente, elas andam ao largo da praia de São Pedro. E não faltam jovens a levar quem as queira conhecer de frente.

Viaje de barco
Há ligações entre todas as ilhas e é a maneira mais tranquila de sentir o mar (CV InterIlhas, CV Fast Ferry e Nôsferry). Voar com a Bestfly é caro.

Esta rubrica conta com o apoio da ANA Aeroportos de Portugal

Partilhar