Foto: Pixabay

As despesas de turistas estrangeiros em Portugal e de turistas portugueses em outros países aumentaram significativamente em março em comparação com o mesmo mês do ano passado.

“O indicador preliminar das viagens e turismo aponta para um crescimento das exportações de 31,9% face a março de 2022 (após uma variação de 38,7% em fevereiro) e um crescimento das importações de 18% (após uma variação de 37,1% em fevereiro)”, anunciou o Banco de Portugal (BdP).

Estes valores apresentam uma ligeira desaceleração face ao registado nos primeiros dois meses do ano, “refletindo o aliviar das medidas de resposta à pandemia que se encontravam em vigor em janeiro e fevereiro de 2022.”

Os números dizem respeito aos valores preliminares para a taxa de variação homóloga, tanto para as despesas de turistas estrangeiros em Portugal (também designadas por exportações ou créditos), como para as despesas de residentes em Portugal quando se deslocam a outros países (também designadas por importações ou débitos).

De acordo com o BdP, “esta informação baseia-se num conjunto mais restrito de informação, predominantemente de cartões bancários.”

Partilhar