Foto: AFP

Na pacata região sul da Nicarágua, a 140 quilómetros da capital, Manágua e perto da fronteira com a Costa Rica, San Juan del Sur está a tornar-se no novo destino de eleição para quem procurar experimentar um lugar idílico.

A pequena localidade tem sido cada vez a escolha de estrangeiros que ali passam uns dias de férias ou, até, compram casas após a reforma.

A beleza natural, a segurança e a tranquilidade da região são os principais trunfos.

Em San Juan del Sur, as praias banhadas pelas quentes águas do Pacífico, os bares, os restaurantes, as paisagens e os pontos de observação de baleias têm cada vez mais adeptos.

A norte-americana Christina Alty visitou San Juan del Sur pela primeira vez há 10 anos e desde então ali montou uma imobiliária.

“Gosto do estilo de vida da Nicarágua em geral. E os meus clientes buscam aqui um estilo de vida diferente, muito mais lento”, conta à agência AFP.

Foto: AFP

A procura por cidadãos internacionais tem sido tanta que foram lançadas duas escolas bilingues, que combinam educação formal com aulas ao ar livre. Contam já com centenas de crianças e jovens e dedicam-se, entre outras funções, a ensinar inglês a crianças locais, com o apoio de ONG americanas e japonesas.

Os alunos, 30% dos quais estrangeiros, seguem o currículo da Nicarágua, mas as aulas alternam entre espanhol e inglês de uma semana para a outra.

Por outro lado, todos os anos cerca de 30 navios de cruzeiro dos Estados Unidos, Canadá e Europa atracam no porto de San Juan del Sur, de acordo com o Ministério do Turismo da Nicarágua.

Em meados do século XIX, milhares de americanos da costa leste passaram por esta pequena cidade durante a corrida do ouro dos EUA, a caminho da Califórnia.

Um deles foi o escritor Mark Twain, que divide um monumento com o poeta local Ruben Dario numa praça de San Juan del Sur.

Partilhar