Foto: Pixabay

Nos primeiros três meses do ano, a Organização Mundial do Turismo (OMT) registou o dobro dos viajantes em relação a igual período de 2022.

Segundo o habitual barómetro do turismo da OMT, as chegadas internacionais alcançaram 80% dos níveis anteriores à pandemia.

As estimativas indicam que nesses meses, 235 milhões de turistas fizeram viagens internacionais, mais do dobro do que no mesmo período do ano anterior.

O Médio Oriente registou os melhores resultados já que foi a única região que superou as chegadas de 2019 (mais 15%) e a primeira a chegar aos números anteriores à pandemia num trimestre completo.

A Europa alcançou 90% dos níveis anteriores à pandemia graças à intensa procura intra-regional.

África e o continente americano chegaram a 88% e a 85%, respetivamente, dos valores de 2019. E a região da Ásia e Pacífico alcançou 54%.

Os dados da OMT também analisam a recuperação por sub-região e referem que a Europa mediterrânica e do Sul e o Norte de África também voltaram aos níveis pré-pandemia.

A Europa Ocidental e do Norte, a América Central e as Caraíbas estão muito perto de alcançar esses números.

De acordo com a OMT, as receitas do turismo internacional voltaram a superar a barreira de um bilião de dólares em 2022, com um crescimento de 50% em termos reais na comparação com 2021.

Partilhar