Foto: Pixabay

Há novidades para todos os que pretendam deslocar-se aos Estados Unidos nos próximos tempos.

As autoridades norte-americanas anunciaram que a partir de dia 11 de maio, esta quinta-feira, será levantada a obrigação de vacinação contra a covid-19.

A medida aplica-se aos funcionários federais e a viajantes internacionais que chegam por via aérea.

Acabar com a obrigatoriedade da vacina corresponde ao fim do estado de emergência sanitária decretado por Washington em janeiro de 2020.

O projeto que previa o fim do comprovativo de vacinação foi aprovado em fevereiro passado pela Câmara dos Representantes norte-americana e posteriormente comprovado pelo Senado.

Na altura, ficou também estabelecido que os fundos federais não seriam mais utilizados para fazer cumprir essas exigências.

“Será o regresso à normalidade”, defendeu então o congressista republicano Brett Guthrie.

Os Estados Unidos são oficialmente o país que pagou o preço mais elevado devido à pandemia, com mais de um milhão de mortos.

Desde janeiro de 2021, ou seja, desde a posse de Joe Biden como presidente, “as mortes devido à covid diminuíram 95% e as hospitalizações quase 91%”, descreveu o executivo norte-americano em comunicado.

As medidas tomadas para conter a pandemia, e em particular a obrigação de vacinação, deram origem a debates políticos intensos nos Estados Unidos.

Partilhar