Foto: Pixabay

Chama-se Rami Rita Sherpa, é nepalês e acabou de entrar para a História ao tornar-se o primeiro alpinista a escalar o Evereste, a maior montanha do Mundo, por 27 vezes.

O feito foi conseguido esta quarta-feira, 17 de maio, e confirmado pela empresa Seven Summit Treks.

“Kami Rita Sherpa alcançou com sucesso o cume ao guiar um alpinista vietnamita”, referiu Mingma Sherpa, da Seven Summit Treks.

O recordista nasceu em 1970 em Thame, uma aldeia dos Himalaias berço de alpinistas de sucesso.

Seguiu os passos do pai e do irmão, também eles montanhistas, e é guia no Evereste há duas décadas, cume que explora praticamente todos os anos desde 1994.

Rami Rita Sherpa, o homem que mais vezes escalou o Evereste (Foto: Prakash Mathema/AFP)

O primeiro recorde foi batido pela primeira vez em 2018, à 22ª escalada. No último domingo, porém, o alpinista Pasang Dawa Sherpa, 46 anos, igualara a sua marca anterior, com 26 escaladas.

No entanto, não demorou até Kami Rita Sherpa repor a liderança e tornar-se o “homem do Evereste”, como muitos lhe chamam na região.

Também esta quarta-feira, o guia britânico Kenton Cool chegou ao topo do Evereste pela 17ª vez, ampliando seu máximo de maior número de escaladas para um não nepalês.

O Nepal tem oito das dez maiores montanhas do Mundo, incluindo o Evereste, com 8849 metros de altitude.

O país recebe centenas de alpinistas durante a primavera, quando a temperatura é mais quente e os ventos têm menos intensidade.

Partilhar