Publicidade Continue a leitura a seguir

Como um simples computador lançou o caos nos aeroportos do Reino Unido

Foto: Andy Rain/EPA

Publicidade Continue a leitura a seguir

Uma falha num computador afetou este sábado o sistema automatizado de controlo de passaportes e criou grandes atrasos para os viajantes que chegavam aos aeroportos no Reino Unido, sobretudo em Londres.

Nas redes sociais foram muitos os protestos daqueles que tiveram de esperar várias horas antes de conseguirem passar pelos controlos de imigração, em pleno fim de semana prolongado.

Os aeroportos de Heathrow e Gatwick, em Londres, comunicaram um problema nacional que afeta os portões eletrónicos da polícia de fronteira britânica, que permitem a passagem automática através de verificações.

O Reino Unido tem mais de 270 portões (gates) eletrónicos em 15 infraestruturas disponíveis para viajantes com mais de 12 anos, sejam britânicos, cidadãos da União Europeia ou de vários outros países, nomeadamente incluindo Austrália, Canadá, Islândia, Japão e Estados Unidos.

“Tratou-se de um problema nacional que afetou as chegadas ao Reino Unido”, explicou uma porta-voz do Ministério do Interior do Reino Unido.

Longas filas também foram também relatadas para embarcar nos navios que atravessam o Canal da Mancha através do porto de Dover, devido a um problema informático no controlo de passaportes na fronteira francesa.

O problema foi resolvido, mas viveram-se filas entre 30 e 45 minutos de espera.