Nápoles, que dá acesso à bela Costa Amalfitana de que falamos na edição de agosto da revista Volta ao Mundo, está agora à distância de um rápido voo do Porto. Pisa e Turim são outras novidades.
A Costa Amalfitana é um cantinho de paraíso no sul de Itália. A ele chega-se rapidamente desde Nápoles, cujo aeroporto internacional recebe agora uma nova ligação de Portugal, a partir do Porto.
Mas a cidade das vespas, das ruas estreitas e dos estendais nas varandas é apenas uma das seis novas rotas low-cost a ligar este ano Portugal a Itália.
Roma, Turim e Pisa desde o Porto, Roma desde Faro e Milão desde o Funchal engrossam os destinos italianos: são agora 16!
E se Nápoles é uma porta de entrada para o sul da “bota”, Milão e Turim são portões para o norte. Em low-cost, são a oportunidade perfeita para uma road trip italiana.
Da histórica Roma atravesse-se a Toscana e as suas aldeias medievais entre vinhedos de excelência até Pisa, que vale muito mais do que a sua torre inclinada.
A começar pelo facto de haver vários edifícios inclinados ali e a terminar na aura vibrante desta cidade universitária brindada com uma beira-rio colorida como poucas. Ou dê-se uma volta e regresse-se por Florença depois de espreitar as Uffizi e a Ponte Vecchio.
Com mais tempo, suba-se até à Turim da gastronomia ou à Milão da moda, dos carros de luxo, das galerias e da famosa Duomo, claro. E regresse-se a Portugal de barriga cheia.
Para sul, a movimentada Nápoles está a dois passos da Sicília e de oportunidades de regresso como Palermo ou Trapani.
Ou, atravessando o cano da bota para leste, como Bari. Voltando ao norte, Portugal tem ligações com Bérgamo, Veneza, Treviso, Verona ou Trieste. Ou como Bolonha, uma das cidades mais marcantes de Itália, com uma vida universitária única, as torres inclinadas, as fachadas de tijolo, o trânsito de bicicleta que rivaliza com Berlim ou Amesterdão e as arcadas sem-fim que cobrem os passeios. Isto para não falar da massa…
Para algo diferente, saiba que Portugal tem ligação direta a Cagliari, na Sardenha, a ilha italiana irmã da Córsega francesa.
GUIA DE VIAGEM
A PARTIR DO PORTO
A Ryanair iniciou uma ligação bissemanal a Turim, com preços que arrancam nos 40 euros para cada lado, que termina no final de outubro.
A easyJet inicia voos Porto-Pisa em novembro, com preços a partir de 32 euros. E tem já dois voos semanais para Nápoles, com valores a partir de 45 euros.
A WizzAir liga a Roma Fiumicino com três voos semanais a partir de 25 euros.
A PARTIR DO FUNCHAL
A nova ligação da easyJet para Milão-Malpensa arranca nos 54 euros para cada viagem.
A PARTIR DE FARO
A Ryanair tem duas novas ligações semanais do Algarve para o aeroporto de Fiumicino, em Roma. Uma simulação para setembro encontra voos a partir de 40 euros.
TEMPO MÉDIO DE VOO
Porto-Nápoles: cerca de 3h
Porto-Pisa: cerca de 2h40
Porto-Turim: cerca de 2h25
Porto-Roma: entre 2h50 e 3h10
Faro-Roma: cerca de 3h
Funchal-Milão: cerca de 4h
PREÇOS DAS VIAGENS
Como sempre, os preços diminuem com a distância no calendário. Mas encontrámos voos tão baratos quanto 25 euros.
ALUGAR CARRO
A opção da liberdade de movimentos pode ser preciosa em Itália: para lá das cidades, há todo um país rural e de vida pacata a descobrir. E o carro, aqui, é o melhor amigo.
SUGESTÕES
Roma
Três dias serão razoáveis para visitar a cidade e os seus pontos turísticos mais importantes. Um dia para a Roma Antiga, outro para as praças e as suas esplanadas, um terceiro para o desporto favorito dos italianos: comprar.
Nápoles
Para lá de fruir a cidade, o que impõe tempo para simplesmente deambular, Nápoles oferece a proximidade de uma costa digna de postais. Somada à Sicília, é uma escapadinha a não perder.
Turim
É um posto avançado para os Alpes e as fronteiras da Suíça e de França. E é um segredo gastronómico ainda preservado do turismo de massas.
Milão
Moda, luxo, galerias, carros vistosos, compras. E a Duomo gótica. Em curtas palavras, é o que define Milão, a capital financeira de Itália.
Esta rubrica conta com o apoio da ANA Aeroportos de Portugal