O Monte Evereste viveu este domingo, 12 de maio, um dia histórico.
O alpinista nepalês Kami Rita Sherpa e o britânico Kenton Cool alcançaram o topo daquela que é a montanha mais alta do Mundo e ampliaram os respetivos recordes de maior número de cumes realizados por um local e um estrangeiro.
Kami Rita Sherpa, de 54 anos, atingiu o pico pela 29ª vez e Cool, 50, atingiu o seu 18º cume, contabilizou a agência AFP.
Guia há mais de duas décadas, Sherpa, também conhecido como “Homem do Evereste”, subiu pela primeira vez o extremo de 8849 metros em 1994, quando trabalhava para uma expedição comercial.
Desde então, escalou o Evereste quase todos os anos, orientando clientes. O ano passado subiu-o duas vezes para ultrapassar outro guia, Pasang Dawa Sherpa, que havia igualado os seus registos.
Além disso, também já atingiu os 8000 metros do K2, no Paquistão, a segunda montanha alta do Mundo.
Já Kenton Cool, também guia, foi informado de que não voltaria a andar sem ajuda depois de um acidente de escalada em 1996, mas o futuro confundiu todas as previsões pessimistas. E entrou também para os livros de História.
O Nepal emitiu 414 licenças do Evereste para montanhistas para a temporada de escalada da primavera deste ano, que vai de abril ao início de junho.
A China também reabriu a rota tibetana a estrangeiros este ano, pela primeira vez desde 2020.