Foto: Pixabay

Os emblemáticos elétricos vermelhos e brancos de Istambul, construídos há mais de 100 anos, estão prestes a dar lugar a um veículo mais moderno.

Símbolos da rua comercial mais popular de Istambul, a Avenida Istiklal, que percorre 1,4 quilómetros no lado europeu da cidade, os elétricos começaram a circular 1914 e desde então mantiveram sempre o seu aspeto histórico.

Serão agora substituídos por composições movidas a bateria, embora o seu aspeto interior, desde o piso de madeira até aos assentos reversíveis, se vá manter fiel ao visual original.

Duas câmaras laterais vão também substituir os antigos espelhos retrovisores, proporcionando aos motoristas melhor visibilidade e permitindo-lhes dirigir sentados.

A Câmara de Istambul planeia retirar todos os elétricos antigos e colocá-los num museu de transportes. Enquanto isso, os novos coabitarão com seus ancestrais centenários enquanto forem testados.

“Com o sistema de baterias, economizamos muita energia”, justificou Ali Tugrul Kucukalioglu, diretor de transportes de Istambul.

As autoridades municipais esperam desmantelar as linhas aéreas de energia da Avenida Istiklal dentro de um ano.

Até o colapso do Império Otomano na década de 1920, a Istiklal, ou Grande Avenida de Pera, como era conhecida na época, era o coração do bairro cosmopolita da cidade.

A rua continua popular entre os turistas que optam por viajar para a Praça Taksim de elétrico.

Partilhar