Foto: Flickr

Moçambique conta com 66 novos empreendimentos ligados à restauração e turismo, que aumentaram a oferta turística no país em 414 quartos.

Os dados, avançados por um relatório do Ministério da Economia e Finanças, referem que foram criados no setor 559 postos de trabalho, com o investimento privado a mais do que triplicar num ano, para 18,7 milhões de euros.

“Entraram em funcionamento 66 empreendimentos contra 42 empreendimentos do primeiro trimestre de 2023, dos quais 28 de alojamento, 33 de restauração e bebidas e cinco agências de viagens, o que corresponde a um aumento de 57,1%, precisou o documento.

Moçambique emitiu quase 30 mil vistos de fronteira em 2023, desde a implementação da decisão de facilitar e isentar de vistos turistas de países de baixo risco, em maio do ano passado.

Tal resultou na emissão de 28.963 vistos até dezembro e no aumento de 34% do número de visitantes.

“A medida vem tornando Moçambique mais competitivo e facilitando o acesso de potenciais investidores ao país”, sublinha o mesmo relatório do Governo moçambicano.

“O aumento de visitantes ao país em virtude desta medida representa um crescimento do setor e um efeito multiplicador na economia moçambicana”, acrescenta.

Partilhar