Depois dos voos diretos de Lisboa e do Porto para Istambul com a Turkish Airlines, Portugal liga-se agora também a Ancara e Izmir com a low-cost Pegasus, com partidas de Lisboa e a mão estendida a muita Turquia.
Há Istambul – haverá sempre Istambul, porque Istambul é como Paris, é a cidade mais bela (são duas, não conseguimos decidir-nos por uma) a que poderemos sempre retornar.
E depois há um país gigantesco que se estende para lá do Bósforo, Ásia adentro. E há Ancara, a capital turca, onde imaginamos perfeitamente um garboso Bogart a sussurrar que haverá sempre Istambul.
Ora, Ancara ficou agora a um voo direto de Portugal com a Pegasus, a somar às ligações a Istambul pela Turkish, o que nos retira qualquer desculpa para adiar a ida à Turquia.
E se Ancara é uma cidade carregada de história própria – tem uma citadela em perfeito estado de conservação – e nacional – ali fica o mausoléu de Atatürk, o pai de uma Turquia mais moderna do que muita Europa –, Ancara é sobretudo o centro do país, de onde se chega a todas as Turquias que cabem nele.
Num registo diferente, Izmir, na costa ocidental, é uma das mais antigas cidades do Mediterrâneo. E oferece curtas distâncias para maravilhas como Éfeso.
PARA EXPLORAR
Porto (OPO):
Turkish Airlines
Dois voos diários diretos para Istambul com valores que arrancam à volta dos 200 euros para cada lado.
Lisboa (LIS):
Turkish Airlines
Dois voos diários diretos para Istambul, a partir de 200 euros.
Pegasus Airlines
A low-cost turca iniciou este ano operações de e para Portugal, com três ligações semanais entre Lisboa e Ancara e outras três entre Lisboa e Izmir, a partir de 75 euros por voo.