O Instituto Cultural de Macau (ICM) está a preparar uma série de grandes eventos internacionais, após a região semiautónoma chinesa ter sido nomeada como Cidade Cultural da Ásia Oriental 2025.
Leong Wai Man, do ICM, revelou que está o programa que inclui “grandes paradas e desfiles, festivais de arte, festivais internacionais de música, exposições de arte e eventos desportivos internacionais”.
O objetivo é não apenas “reforçar o intercâmbio e cooperação cultural e turístico” na Ásia Oriental, mas também “promover a compreensão mútua entre as civilizações chinesa e estrangeiras”.
A Cidade Cultural da Ásia Oriental 2025 é uma iniciativa conjunta da China, Japão e Coreia do Sul, estabelecida em 2012.
Distingue anualmente duas cidades chinesas, uma japonesa e uma sul-coreana. O Japão e a Coreia do Sul ainda não anunciaram as suas nomeações para 2025.
Em 2023, Macau recebeu 28,2 milhões de turistas, sendo que 93% vieram da China continental ou da vizinha região administrativa especial chinesa de Hong Kong, de acordo com dados oficiais.