Foram conhecidos os Traveller Review Awards, ranking da plataforma online Booking.com sobre as cidades mais acolhedoras do Mundo. E Viana do Castelo obteve um inédito terceiro lugar.
Foi a primeira vez que uma cidade portuguesa subiu ao topo das preferências. A lista resulta da análise de 309 milhões de comentários realizados na Booking.
Para Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, o prémio resulta “fruto de um trabalho consistente do Município na promoção turística e pelo facto de contarmos com hotelaria, restauração, comércio e serviços de elevada qualidade”.
Já Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, sublinhou a hospitalidade vianense como “um fator diferenciador do destino”. Ana Abade Gil, responsável de Public Affairs da Booking.com para Portugal e Espanha, lembrou o “sinal de confiança que valida a aposta que Portugal tem feito no desenvolvimento sustentável e integrado do turismo”.
Atrás de Viana do Castelo, ficaram apenas Arraial d’Ajuda, no Brasil (em segundo lugar), e Ermoupoli, na Grécia (primeira classificada).
A completar o dez primeiros, seguiram-se, a partir da quarta posição e até à décima, Grindelwald (Suíça), Moab (EUA), Uzès (França), Mazatlán (México), Jaisalmer (Índia) e Fujikawaguchiko (Japão).
As boas notícias para Portugal não ficaram por aqui, com o Grupo Pestana a ser considerado a “cadeia hoteleira mais acolhedora” e o Hotel Vincci Ponte de Ferro, em Vila Nova de Gaia, como o “hotel mais acolhedor”.
Destaque ainda para o Aqua Natura Bay, em Porto Moniz, na Madeira, reconhecido como o mais acolhedor dos alojamentos sustentáveis, prémio que também ganhou o Spot Family Apartments, no Porto, na categoria de alojamento local.