Gdansk, uma das surpreendentes cidades da Polónia (Foto: DR)

Wizz Air, Air Baltic, Austrian Airlines e Ryanair são as companhias que nos ligam ao leste da Europa com novidades para esta segunda metade de 2024.

A guerra na Ucrânia afastou os turistas dos países vizinhos ou próximos, apesar da segurança dos destinos de leste. Ligar as duas margens da Europa é a aposta de várias companhias aéreas, certas de que, à chegada, não faltarão motivos para apaixonar viajantes.

Poderíamos começar pelo encanto de Viena, uma cidade austríaca que parece diretamente tirada dos filmes de príncipes e princesas onde a música é omnipresente.

Daí, subir (ou descer?) Danúbio acima para estacionar na húngara Budapeste, a união de duas cidades antigas, Buda e Peste, de mãos dadas sobre o mais belo dos rios – o Danúbio.

Num pulo estamos em Cracóvia, onde tudo converge para o peso da história e que fica a dois passos de Auschwitz e das suas lições para o Mundo. Gdansk é a outra Polónia, a do mar Báltico.

E já que estamos nele, sigamos mais para leste para Vilnius, na pequena Lituânia, e logo para Riga, na igualmente pequena Letónia. Porque a Europa de Leste está deserta por se dar a conhecer.

Budapeste é um dos destinos de Leste disponíveis desde Portugal (Foto: DR)

COMO IR

Faro (FAO):
Ryanair
Dois voos semanais para Budapeste, Hungria, são a novidade da Ryanair a partir do Algarve.

Porto (OPO):
Austrian Airlines
A companhia de bandeira austríaca oferece dois voos semanais diretos do norte de Portugal para Viena, capital da Áustria. Do Porto partem ainda a Air Serbia para Belgrado, a easyJet para Praga, na Chéquia, e a Ryanair liga a Cracóvia e Breslávia, na Polónia, e à húngara Budapeste.

Funchal (FNC):
Wizz Air e Air Baltic
As novidades a partir da Madeira são a polaca Gdansk com dois voos da Wizz Air (que voa também para Varsóvia, Katowice e Budapeste) e Riga, na Letónia, com três voos pela Air Baltic. O Funchal tem ainda ligações a Praga com a Eurowings (uma por semana) e a Smartwings (quatro).

Lisboa (LIS):
Air Baltic
A capital portuguesa vai passar a ter duas ligações diretas pela Air Baltic a Vilnius, na Lituânia, a somar-se a outros 11 destinos no leste da Europa: Belgrado, Breslávia, Bucareste, Budapeste, Cracóvia, Nowy Dwor Mazowiecki, Poznan, Praga, Riga, Sofia e Varsóvia.

Esta rubrica conta com o apoio da ANA Aeroportos de Portugal

Partilhar