Foto: Khaled Desouki/AFP

É oficial: já não é preciso ir ao centro da Europa para voar até ao Cairo e descobrir a história de uma das mais importantes civilizações do Planeta. A Egyptair iniciou voos diretos desde Lisboa.

A perspetiva de entrar num avião em Lisboa, dormir uma noite e acordar na alvorada do Cairo, sem pestanejar, é tentadora.

Sabemos que chegar à capital egípcia às cinco da manhã vem sempre com a garantia de um céu laranja a abraçar-nos com o seu véu.

E sabemos que o dia arranca logo ali, numa cidade tão carregada de história e cultura que o difícil é escolher por onde começar.

As pirâmides serão óbvias, mas visitá-las no pico do calor também pode ser bem pensado, porque oferecem um inesperado reduto de frescura.

Era na morte que os egípcios antigos melhor se tratavam e essa é mesmo uma das razões pela qual vamos ao país dos faraós e do gigantesco rio Nilo. Percorrê-lo, ao Nilo, numa faluca é outra.

Ou imaginar-se um Poirot num cruzeiro misterioso.

Ou perder-se em mercados caóticos e investir horas em museus de salas infinitas.

Tudo, já ali.

Foto: Khaled Desouki/AFP

COMO IR

Lisboa (LIS):
Dois voos diretos semanais, às terças-feiras e às quintas-feiras, com partida de Lisboa pelas 23 horas e chegada às 6.20 horas locais (menos duas em Portugal).

O regresso do Cairo é às 18.15 horas, com aterragem por volta das 22 horas.

Sem sazonalidade: a frequência foi acordada para o ano inteiro.

A partir de 400 euros.

Esta rubrica conta com o apoio da ANA Aeroportos de Portugal

Partilhar