Foto: Pixabay

A Nova Zelândia subirá substancialmente a taxa de entrada de turístas no país, de forma a manter os serviços públicos e a preservar o património.

Assim, quem entrar na Nova Zelândia a partir de outubro pagará mais 285% do que a atual taxa em vigor. Qualquer coisa como 100 dólares neozelandeses, equivalentes a 56 euros.

Atualmente, o valor não vai além dos 35 dólares, cerca de 20 euros.

“Este imposto, adicional às taxas de visto, vai cobrir parte dos custos do turismo no país”, justificou o ministro do Turismo e da Hotelaria, Matt Doocey.

“O turismo internacional tem custos para as comunidades locais, incluindo uma pressão adicional sobre as infraestruturas regionais e o aumento da manutenção de toda a nossa área de conservação”, justificou o Doocey.

Apesar da subida da taxa, implementada em 2019, o Governo garante que está empenhado em continuar a desenvolver o setor.

No entanto, os principais operadores turísticos acreditam que a medida terá efeitos contrários ao pretendido.

“Vai afastar cerca de 48 mil visitantes e reduzir os gastos dos visitantes”, considera Rebecca Ingram, diretora executiva da agência turística Aotearoa, em declarações à estação pública Radio New Zealand.

De acordo com dados oficiais, cerca de 4,9 milhões de turistas visitaram a Nova Zelândia em 2023 e contribuíram com cerca de 11 mil milhões de dólares neozelandeses (6,17 mil milhões de euros) para a economia.

Partilhar