Foto: Justin Tallis/AFP

A mansão da série “Bridgerton” tornou-se nos últimos meses o maior foco turístico da cidade britânica de Bath, fenómeno que apanhou todos de surpresa.

Esta tendência tem um nome: set-jetting. Trata-se de um processo em que as viagens são motivadas por filmes e séries de televisão.

A plataforma Expedia confirmou isso mesmo ao apontar que tal inspiração motivou as deslocações de 39% dos inquiridos, num estudo realizado para saber o que leva um visitante a um determinado lugar do Mundo e porquê.

Franquias históricas como “James Bond” e “Harry Potter” continuam a atrair milhões de visitantes. Mas produções mais recentes, como o “Game of Thrones”, na Irlanda do Norte, “Outlander” na Escócia, e mais recentemente “The Crown” estão a sustentar o impulso.

“O set-jetting está tornar-se um motivador significativo para as viagens, sobretudo entre o público mais jovem, que cresceu no streaming”, confirmou Robin Johnson, responsável da VisitBritain, principal autoridade turística da Grã-Bretanha.

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“Não existe nada melhor para promover um destino do que filmes de alta qualidade ou séries de televisão. O dinheiro não pode comprar este tipo de exposição”, assegura.

Sete em cada 10 turistas internacionais visitaram pelo menos uma localização de filme ou série durante a sua estadia no Reino Unido nos últimos 10 anos, de acordo com a VisitBritain. “Mais de 90% dos potenciais visitantes pretendem fazê-lo no futuro”, observou Robin Johnson.

Para aumentar ainda mais esta tendência a VisitBritain e a British Film Commission, agência de apoio da indústria cinematográfica, planeiam lançar uma campanha promocional conjunta no próximo ano para atrair mais viajantes.

A iniciativa associará locais de filmagem a experiências de visitantes.

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