Os Shinkansen, comboios de alta velocidade que percorrem o Japão, vão passar a funcionar sem maquinista.
A JR EAST, empresa que gere os caminhos-de-ferro nipónicos, prevê que daqui a dez anos não seja mais necessária mão humana.
Os testes vão começar em 2028 numa rota específica em que a maior parte das tarefas dos condutores serão automatizadas.
Um ano depois serão instaladas composições totalmente tecnológicas numa pequena secção de via fora de serviço, antes de lançar uma linha sem maquinista entre Tóquio e Niigata, em meados da década de 2030.
Na linha onde está planeada a automatização, os comboios Shinkansen atingem velocidades de 275 quilómetros por hora, mas podem ultrapassar os 300 km/h noutras rotas.
“Ao tornarmos a gestão dos sistemas ferroviários mais eficiente e sustentável, adaptar-nos-emos às mudanças sociais, como o declínio demográfico e as reformas na forma como as pessoas trabalham”, justificou a JR EAST.
O principal objetivo passa por “inovar constantemente na tecnologia ferroviária”, de forma a colmatar problemas como a escassez de mão-de-obra.
Mais de 10% da população japonesa tem atualmente mais de 80 anos e quase 30% mais de 65, de acordo com dados do Governo.