Os Açores foram reconhecidos como Destino de Referência EarthCheck 2024 (EarthCheck Benchmarked Destination).
A distinção foi recebida tendo em conta a política de sustentabilidade em vigor no arquipélago.
“Os Açores foram cuidadosamente selecionados em áreas-chave de meio ambiente e impacto no desempenho social”, sublinhou o Governo Regional, em comunicado.
Em 15 dos indicadores EarthCheck avaliados, a região foi incluída no nível de referência ou acima.
Entre eles contam-se segmentos como emissão de gases com efeito de estufa, consumo de água potável, resíduos enviados para aterro, percentagem de análise de águas conformes, conservação do habitat e benefícios socioeconómicos.
Nas melhores práticas, os Açores foram premiados pela EarthCheck com a percentagem de zonas verdes, a poupança de água e a segurança do destino.
“Estes resultados demonstram, mais uma vez, uma evolução positiva, passando os Açores a ter mais um indicador acima dos níveis de referência e mantendo os destaques nas melhores práticas”, apontou Berta Cabral, secretária regional do Turismo.
A EarthCheck é um órgão acreditado pela Global Sustainable Tourism Council e reúne um conjunto de indicadores que permite acompanhar o desempenho do destino Açores nas áreas conexas ao desenvolvimento sustentável a nível ambiental, sociocultural e económico.