Foto: Flickr

A 17ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo vai decorrer de 22 a 25 de outubro, na Lousã (distrito de Coimbra). Presentes a concurso estarão 302 filmes de 43 países.

A programação foi organizada por sessões temáticas de filmes finalistas, antecedidas por mesas redondas, sendo no primeiro dia a língua oficial o português e nos restantes o inglês.

As 12 categorias a concurso são as seguintes: alterações climáticas, ambiente e ecologia; arte e criatividade, aventuras e expedições; cultura e património; destinos turísticos; desporto e lazer, inovação no turismo, música e dança, produtos turísticos, questões de turismo sustentável e serviços turísticos.

“O ART&TUR contribui para a produção de conteúdos que valorizam o local onde acontece, com o Art&Factory, pela primeira vez o Art& Storytelling e o Blogging”, destacou à agência Lusa Francisco Dias, diretor do festival.

O júri será presidido pelo artista digital Aldo di Russo e composto por 15 personalidades nacionais e internacionais. Haverá 67 prémios a entregar.

Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, sublinhou “toda uma dinâmica na região e uma notoriedade para a marca da Região Centro” que o festival traz.

Já Luís Antunes, presidente da Câmara da Lousã, considera que o ART&TUR projeta impactos positivos diretos para o concelho, “desde logo o acréscimo de pessoas que o virão conhecer”, trazendo dessa forma “promoção e notoriedade acrescidas”.

O ART&TUR é organizado em parceria pelo Turismo Centro de Portugal, Câmara Municipal da Lousã, Cine-Teatro da Lousã e diversas instituições locais.

Desde 2018, é um festival itinerante na Região Centro, tendo passado por Leiria, Torres Vedras, Viseu, Aveiro, Ourém e Caldas da Rainha.

No próximo ano irá realizar-se no Fundão, seguindo para Ovar e Castelo Branco, respetivamente em 2026 e 2027.

Partilhar