O mais antigo tramway da Ásia corre vagaroso pelas ruas de Calcutá, na Índia. Uma associação de fãs promete impedir a sua morte lenta. Em nome da história, da economia e do ambiente.
É a paixão que anima Deep Das. Tem apenas 18 anos, mas é capaz de preferir a lentidão de uma relíquia à pressa moderna. Deixa passar vários autocarros que o levariam ao destino para poder deleitar-se com a calma paciência do tramway de Calcutá. E anima-se com o simples som da campainha do velho senhor azul e branco.
Deep Das pertence à Associação de utilizadores do Tram de Calcutá, que luta pela proteção deste decrépito meio de transporte que defendem como barato e verde. Custa sete rupias, pouco mais de sete cêntimos de euro, menos que uma chávena de chá na rua, menos do que o autocarro normal, que, ainda por cima, leva menos gente.
Mas padece de um grave problema de horários que afasta passageiros apressados: depende de vias fixas incompatíveis com o respeito bastante “livre” das regras de trânsito vigente na Índia. O tram acaba preso, com as vias dedicadas ocupadas, além de ter muitas vezes roupa a secar nas estrutura elétrica de que depende.
Apesar de perder clientes, o tram é considerado a glória de Calcutá. Nasceu em 1873, trazido pelos britânicos, primeiro puxado a cavalos, depois movido a vapor e só em 1900 introduzido à eletricidade. Mas a displicência na manutenção da rede tem acelerado a sua decadência, por muito que a Corporação de Transportes do estado de Bengala Ocidental defenda a sua utilização.
Para os utilizadores, o único elétrico indiano é um sucesso económico que não deveria ser desperdiçado. Até porque os seus veículos vivem 70 ou 80 anos, ao contrário dos dez anos de vida do autocarro, e têm um custo operacional muito baixo.
Sim, é lento. Uns 20 km/hora na melhor das hipóteses. Mas é uma viagem pela memória de cada, até à infância em que o tramway era glorioso, em que os miúdos trocavam às voltas aos elétricos saindo sem pagar numa rede extensa. Hoje, restam duas linhas e recorrentes falhas elétricas. A morte lenta que Deep Das está apostado em evitar.