Foto: Ivete Carneiro

Os preços da oferta turística de Cabo Verde subiram 2,4% no terceiro trimestre deste ano.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) cabo-verdiano considera que os aumentos devem-se ao crescimento de 3,12% dos preços na ilha do Sal, que concentra a maioria dos estabelecimentos que recebem turistas estrangeiros.

Na ilha da Boavista os valores desceram 0,8% e nas restantes ilhas mantiveram-se praticamente inalterados.

O cabaz do indicador cobre 90% do total de despesas turísticas, incluindo hotéis, cafés, restaurantes, bares, serviços de entretenimento e cultura.

Recorde-se que Cabo Verde quer tentar substituir o dinheiro físico por transações digitais seguras e eficientes no prazo de seis anos.

“A estratégia é a de transformar Cabo Verde numa nação digital, promovendo a inclusão, a inovação e a competitividade económica, aproveitando as tecnologias emergentes para o desenvolvimento sustentável e impulsionando uma economia cashless”, aponta um plano do Executivo.

O objetivo é fazer das tecnologias uma fonte de rendimento para todos, tornando o arquipélago numa referência e num ponto de encontro na África Ocidental para tudo o que se relaciona com o setor.

Partilhar