Os Açores receberam oficialmente a certificação de ouro como destino turístico sustentável atribuído pela ‘EarthCheck’, que reforça o posicionamento da região em matéria de sustentabilidade.
A distinção fora conhecida em setembro, mas só agora se tornou efetiva.
“Este certificado representa não só resiliência, mas também uma atitude comprometida com o futuro”, sublinhou José Manuel Bolieiro, presidente do Governo Regional dos Açores, citado pela agência Lusa.
Os Açores foram a primeira região arquipelágica do mundo com certificação de Destino Turístico Sustentável, tendo garantido, no final do ano de 2023, o “Nível IV de Prata”.
O normativo adotado pela ‘EarthCheck’ estipula um processo de certificação evolutivo que impõe a conquista progressiva de quatro patamares (prata, ouro, platina e ‘master’).
Assim, os Açores contam agora com o 1.º nível de ouro da certificação como destino sustentável, atribuído pela entidade ‘EarthCheck’, durante o período de um ano.
A certificação visa assegurar aos viajantes um destino comprometido com práticas sustentáveis e proporcionar uma experiência de turismo ecológico e de qualidade, em linha com os objetivos estratégicos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.