Arranca esta sexta-feira em Viseu um dos maiores certames de uma certa gula: a paixão pelo queijo. Até domingo, milhares de queijos vão ser avaliados para se elaborar um ranking mundial. E há 182 candidatos nacionais, prontos a ser provados.
Os World Cheese Awards, conhecidos como os Óscares do Queijo e organizados pela Guild of Fine Food há 36 anos, acontecem pela primeira em vez em Portugal, transformando Viseu na capital mundial do queijo por um fim de semana.
Estarão no Pavilhão Multiusos de Viseu os maiores produtores mundiais, especialistas, classificadores, compradores, afinadores, críticos gastronómicos e apreciadores dos quatro cantos do Mundo.
Os 182 candidatos portugueses – a maior representação nacional de sempre – competem com milhares de queijos internacionais perante um júri composto por mais de 250 especialistas de 40 nacionalidades.
A par do concurso para eleger os melhores queijos do Mundo, está previsto um Summit de Queijos e um Festival Gastronómico com milhares de queijos, vinhos e produtos regionais
para provar, ambos abertos ao público e de acesso gratuito. A degustação de seleções dos melhores queijos do Mundo acompanhada de um membro do juri é paga e de inscrição obrigatória.
Os 20 melhores queijos do Mundo estarão todos juntos no espaço Super Gold, havendo um tenda dedicada aos produtores da região de Viseu.
Provas comentadas, degustações, workshops, sessões de showcooking e música ao vivo completam o programa, que terá já ao final da tarde de sexta-feira o anúncio dos Super Gold Awards e dos Worls Cheese Awards 24, com a escolho do queijo Campeão do Mundo.
“É uma oportunidade única para provar milhares de queijos, não só os melhores que podemos encontrar pelo Mundo, mas sobretudo alguns dos mais exclusivos”, diz Bruno Filipe Costa, impulsionador da vinda do evento para Portugal.