O dia 3 de dezembro é, asseguram os entendidos, o dia perfeito para encontrar pechinchas nos motores de busca de viagens. Chama-se Travel Tuesday e funciona como qualquer Black Friday ou o Ciber Monday.
Inglês à parte, alguém percebeu, em 2017, que a terça-feira a seguir ao Dia de Ação de Graças, altura de saldos nos EUA, era o dia em que se faziam melhores negócios na compra de viagens e estadias. E definiu o nome: Terça-feira de Viagem, inspirado na Black Friday dos saldos generalizados e na Ciber Monday das pechinchas tecnológicas.
A razão é simples razão. Será a altura do ano em que os operadores têm mais vagas por preencher e baixam os valores das viagens, estadias ou pacotes.
Já perfeitamente enraizada na América do Norte, a Travel Tuesday começa a ganhar espaço no resto do Mundo, incluindo a Europa, com companhias aéreas (como a Ryanair, por exemplo) e marítimas, grupos hoteleiros, agências de viagem e motores de busca como a Skyscanner a alinhar nas promoções e oferecer esquemas de notificações para avisar quanto às melhores oportunidades.
De acordo com um relatório da consultora americana McKinsey & Company, a pesquisa por “Travel Tuesday” aumentou 500% entre 2021 e 2023 nos mercados do Norte da América, devendo a tendência consolidar-se, a prazo, na Europa, como aconteceu com a Black Friday.
Pelo sim pelo não, nada como estar atento…