Entre 4786 queijos de 47 países, um português haveria ser considerado o melhor do Mundo. O queijo de ovelha amanteigado da Queijaria Quinta do Pomar foi a estrela do Worl Cheese Awards.
Fabricado por um queijeiro espanhol rendido às técnicas tradicionais portuguesas, o amanteigado da Quinta do Pomar é produzido na Soalheira, freguesia do concelho do Fundão.
Reuniu a maior pontuação de 250 jurados de 40 países, com especialistas na área dos queijos, como tecnólogos e avaliadores de queijos, bem como retalhistas e compradores, ‘chefs’ e jornalistas. Selecionados os 104 “Super Gold” ente os 4786 queijos a concurso, passou à fase dos 14 melhores queijos do Planeta e acabou mesmo por ser coroado.
“Feito com leite de ovelha cru e coalho de cardo vegetariano (conhecido como cardo), o queijo vencedor é consumido habitualmente cortando a parte superior e retirando com uma colher a sua pasta quase líquida”, explica a organização do certame mundial, Guild of Fine Food.
Diz o diretor do Guild of Fine Food, John Farrand, que o “queijo campeão do Mundo é extraordinário por ser feito com cardo em vez de coalho convencional”.
A 36ª edição dos World Cheese Awards decorreu pela primeira vez em Portugal, na cidade de Viseu, que fica na história dos Óscares do Queijo como a maior edição de sempre e com a maior e mais premiada delegação portuguesa, com 182 e 87 prémios: quatro Super Gold, 11 gold, 34 silver e 38 bronze.