Foto: Pixabay

Os seis concelhos da ilha de São Miguel, nos Açores, vão aplicar, a partir de 1 de janeiro, uma taxa turística municipal de dois euros diários.

A medida será tida em conta em Ponta Delgada, Ribeira Grande, Lagoa, Vila Franca do Campo, Povoação e Nordeste.

A taxa será cobrada pelo alojamento em que o turista estiver hospedado (unidade hoteleira, alojamento local ou turismo rural), no máximo de três noites consecutivas.

A Associação de Municípios dos Açores (AMRAA) justificou a decisão com a pressão que o setor turístico tem registado no arquipélago e com os encargos que isso representa em matéria de limpeza e de manutenção de trilhos.

Alexandre Gaudêncio, presidente da AMRAA, antevê que os seis municípios em que o valor será realidade possam vir a arrecadar cerca de 10 milhões de euros com a nova taxa, só em 2025.

Confrontado com a possibilidade de os turistas que visitarem a região virem a pagar duas taxas turísticas (uma municipal e outra regional), Alexandre Gaudêncio respondeu que “isso não faz sentido”.

Em abril de 2022, fora aprovada na Assembleia Legislativa Regional dos Açores uma taxa turística, proposta pelo partido PAN, mas a medida acabou por ser revogada oito meses depois, pela maioria parlamentar.

Partilhar