Foto: Pixabay

O cluster de turismo Galiza-Norte de Portugal vai apostar na promoção da eurorregião junto de países como Estados Unidos da América, Canadá e Brasil.

Para isso, foi concedido um apoio europeu no valor de 690 mil euros.

Luís Pedro Martins, presidente da Turismo Porto e Norte de Portugal, revelou que a região portuguesa e Galiza ganharão capacidade de escala se se apresentarem juntos.

“Dois países, duas regiões, um destino. De certeza, que ganhamos uma capacidade de escala diferente. Por que não podermos ir para esses escritórios com os nossos produtos, como os Caminhos de Santiago ou o vinho Alvarinho?”, desafiou.

O pontapé de saída foi dado esta terça-feira num congresso sobre os Caminhos de Santiago realizado em Barcelos.

Este ano, segundo números adiantados por Luís Pedro Martins, chegaram a Santiago de Compostela a partir de Portugal 93 mil peregrinos pelo caminho central e 74 mil pelo caminho da costa.

“Já passámos em muito os números do ano passado”, sublinhou.

Os norte-americanos são já os segundos em termos de nacionalidade a percorrer a rota.

“Acredito que muitos dos turistas dos Estados Unidos que chegam através do Aeroporto Francisco Sá Carneiro estão, de facto, a fazer também os Caminhos de Santiago”, referiu o responsável.

O enoturismo, com destaque para o vinho Alvarinho, é outro dos trunfos da eurorregião que junta o Norte e a Galiza, que vai ainda apostar na criação de uma marca e uma imagem próprias.

Partilhar