A Alemanha é a nação dos mercados de Natal. Ficam aqui algumas ideias diferentes para guardar na agenda de 2025. Tudo à distância de um voo direto desde um aeroporto português.

Hamburgo

Fugir do voo rasante do Pai Natal e sus muchachos sobre o mercado junto à Câmara Municipal e das músicas natalícias que enchem Hamburgo é possível. No Bairro de St. Georg, perto da Estação Central, há uma Winter Pride que é para todos os que lá quiserem aparecer e caracteriza-se pelo ambiente de convívio e tolerância. Aos fins de semana há DJs.

Na Reeperbahn, famosa pelos clubes noturnos, o Santa Pauli soma tradições e o Winter Deck, um bar para beber vinho quente à lareira e a melhor vista do bairro, bancas com decorações e presentes para maiores de 18 anos, música vária e espetáculos de striptease.

Traben-Trarbach

Traben-Trarbach, no Vale do Rio Mosela, foi no início do século XX o segundo maior centro de comércio de vinho da Europa, a seguir à francesa Bordéus, devido ao Riesling. O pico de glória desvaneceu-se, mas subsistem as caves por baixo de grandes áreas do centro, algumas com abóbadas de mais de 100 metros. Algumas dessas escondem um mercado de Natal subterrâneo.

Traben-Trarbach fica a menos de uma hora de autocarro do aeroporto de Frankfurt-Hahn.

Munique

Há o famoso mercado da Wittelsbacher Platz. E depois há o Pink Christmas, no bairro Glockenbachviertel. Criado há 19 anos pela comunidade LGBTQ+, é um dos mais populares da cidade e aberto a todos. Um bar de Prosecco entretenimento diário com o DJ James Munich e um show aos domingos com a estrela drag Gene Pascale encheram o cartaz de 2024.

Baden-Baden

Cidade termal Património Mundial da UNESCO e servida por low cost deste o Porto e Faro, Baden-Baden dedica o Natal às suas águas. Brotam de 12 fontes e alimentam o balneário romano Friedrichsbad, o moderno Caracalla Therme e ainda spas de reputados hotéis.

No mercado de Natal há de tudo e há um restaurante gourmet pop-up, em igloos transparentes.

Estugarda

O mercado de Natal de Estugarda aparece sempre entre os mais bonitos da Alemanha. Tanto que até inclui um concurso de beleza para as barracas. A luta é renhida, com reproduções de edifícios icónicos da cidade e da própria roda gigante e até neve artificial para soprar sobre os clientes.

Estugarda (Foto: Stuttgart Veranstaltungsgesellschaft mbH & Co_)

Rust

O maior parque de diversões da Alemanha e “melhor do Mundo”, a 65 km do aeroporto Karlsruhe/Baden-Baden, decora-se de Natal para encantar a pequenada. Abetos iluminados por bolas brilhantes, um mercado, projeções 3D de contos de fadas, fogueiras somam-se às mais de 100 atracões do parque, incluindo 14 montanhas-russas e um parque aquático com água entre os entre 27 e 32°C e aberto todo o ano.

Europa-Park (Foto: Europa-Park)

Partilhar