O Carnaval de Calabar chama todos os anos, por esta altura, milhares de pessoas ao estado de Cross River, na Nigéria.
O tema deste ano é “Prosperidade Partilhada”, mesmo a calhar num período em que o país atravessa uma histórica crise de inflação.
Criado em 2004, o evento foi usado para atrair turistas pelo ex-governador estadual Donald Duke.
“Ao longo dos anos, Calabar emergiu como uma fonte de orgulho para a Nigéria no domínio do turismo durante as férias anuais de Natal, das celebrações do carnaval e da hospitalidade”, declarou Duke.
O evento está atualmente na sua 18ª edição e conta com um número crescente de bandas, tanto competitivas como não competitivas.
“É uma apresentação distinta da herança africana, expressa através da música, da dança, do teatro e da criatividade visual evidente nos elaborados carros alegóricos, trajes e maquilhagem. Desde a sua criação, o festival registou um crescimento notável em termos de popularidade e de escala”, prosseguiu Donald Duke.
O festival inclui outros espetáculos como um desfile de moda, introduzido em 2016, um concurso de beleza (Miss África, desde 2016), uma regata de barcos, a aldeia natalícia e as danças tradicionais.
Quem quiser acompanhar as festividades em tempo real pode fazer o download da aplicação para telemóvel “My Cross River”.