Foto: Pixabay

Apesar de uma quebra de 2% de visitantes em relação a 2023, o Louvre, em Paris, foi o museu mais mais frequentado durante o ano passado.

A revelação foi feita pela agência AFP, que recolheu dados dos principais museus e verificou, por exemplo, que os do Prado e da Rainha Sofia, ambos em Madrid (Espanha), tiveram surpreendentes subidas até 9% de entradas.

Ainda assim, o Louvre foi quem mais pessoas atraiu em 2024, um total 8,7 milhões de pessoas, menos 200 mil do que no ano anterior, o que pode ser explicado com a realização dos Jogos Olímpicos em Paris, durante o verão, o que condicionou o movimento no centro da cidade.

Em julho e agosto, foram recebidos menos 14% de entradas. E durante dois dias, a 25 e 26 de julho, foi mesmo obrigado a encerrar portas.

De acordo com os dados oficiais, 77% dos visitantes do Louvre vieram do estrangeiro, incluindo 13% dos Estados Unidos, com vários países europeus representados: 5% de Itália, do Reino Unido e Alemanha, e 4% de Espanha.

“Os visitantes chineses (6% contra 2,4% no ano anterior) começam a registar um regresso significativo”, sublinhou fonte oficial museu, que há um ano aumentou para 22 euros o preço do bilhete normal.

Em Espanha, na capital, o Museu do Prado superou o seu recorde de 2023, subindo 6,6%, com 3.457.057 visitas, enquanto o Museu Rainha Sofia registou um aumento de 9%, com 1.537.105, segundo dados divulgados pela agência espanhola EFE.

Partilhar