As poderosas chuvas das monções provocaram uma das maiores acumulações de plásticos de sempre nas praias de Bali.
Centenas de voluntários participaram nos últimos dias em ações de remoção de resíduos naquela que é considerada a ilha mais turística da Indonésia.
Cerca de 600 pessoas, incluindo residentes locais, trabalhadores de hotéis e turistas, trabalham à mão para devolverem a limpeza àqueles locais paradisíacos.
“Nunca vimos nada assim. Há montes de lixo com um metro de altura nos areais”, revelou Gary Bencheghib, fundador da ONG Sungai Watch.
“Em apenas seis dias de limpeza, recolhemos 25 toneladas, um recorde para nós”, acrescentou Bencheghib, citado pela agência AFP.
Na praia de Kedonganan, no sul da ilha, copos de plástico vazios, palhinhas, talheres e sacos de café espalharam-se pela areia, misturados com restos de plantas e madeira.
A Indonésia é um dos maiores contribuintes mundiais de poluição plástica e detritos marinhos, sobretudo quando as chuvas de monção e os ventos transportam montanhas de resíduos das zonas urbanas e dos rios para o oceano.
Alguns dos resíduos são arrastados ao longo de centenas de quilómetros antes de darem à costa nas praias de Bali, com o fenómeno a acentuar-se entre novembro e março,
Com uma população de mais de 280 milhões de pessoas, a Indonésia é composta por mais de 17 mil ilhas, sete mil das quais habitadas.