Foto: Pixabay

A Tailândia traçou um objetivo ambicioso para o setor turístico. E já começou a encetar estratégias para o concretizar.

Até ao final do ano, o país pretende atrair qualquer coisa como 39 milhões de visitantes e gerar o equivalente a 86 mil milhões de euros de receitas turísticas.

Para isso, as entidades locais lançaram o “Amazing Thailand Grand Tourism and Sports Year 2025”, um programa que pretende destacar a diversidade tailandesa.

“Trata-se de uma iniciativa que pretende celebrar a herança cultural, bem como diversas experiências turísticas e eventos desportivos de classe mundial”, explicou a Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT), em comunicado.

Nesse âmbito, até ao final do ano estão previstos festivais de turismo, torneios desportivos de classe mundial e outras atividades, como programas para descobrir pontos menos conhecidos da geografia do país.

Todo o programa está resumido naquilo que a TAT chamou de “5 Grandes Conceitos”. O primeiro deles foi apelidado de “festividades” e inclui atrações como o Maha Songkran ou o Carnaval de Saneh Thai -, eventos musicais – como o Wonderfruit e o Big Mountain – e outros chamarizes – como o Festival de Fogo de Artifício de Nasatta e o Amazing Thai Taste Festival.

Foto: Pixabay

Outro dos conceitos foi chamado de “momentos”, como o mar de névoa cor-de-rosa em Doi Inthanon ou o jacuzzi natural na Cascata Pha Sok. Há ainda “privilégios”, como benefícios de viagem premium com promoções exclusivas, nomeadamente para famílias e casais e viajantes LGBTQ+.

Convites e Celebrações são os restantes conceitos, que dizem respeito, respetivamente, a grandes eventos com a presença de figuras internacionais e aniversários de datas simbólicas para a Tailândia.

“Vamos, também, apoiar ativamente um programa de eventos desportivos de nível mundial, como o Grande Prémio de MotoGP, o Muay Thai World Festival e o Jet Ski World Series 2025”, adiantou a TAT.

Tal como a “Volta ao Mundo” noticiou recentemente, o mercado turístico português foi um dos que mais cresceu na Tailândia.

Em 2024, 54.793 portugueses visitaram o país, o que representou um aumento de 33,3% em relação a 2023 e o máximo de sempre.

 

Partilhar