Os portugueses que entrem nos Estados Unidos com Visa Waiver não devem ultrapassar os 90 dias de estadia.
O apelo partiu do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, e pretende evitar que se possa cair em situações de ilegalidade.
“Há longos anos que os portugueses beneficiam do Visa Waiver, que lhes permite viajar para os Estados Unidos por um período até 90 dias, sem necessitarem de visto”, recorda José Cesário.
O Programa Visa Waiver permite que os portugueses entrem nos Estados Unidos por este período, “apenas para fins não migratórios, nomeadamente para turismo e negócios, sem necessidade de obtenção de visto”, segundo informação disponível no Portal das Comunidades.
“É um direito muito importante, que tem permitido a concretização de muitas trocas comerciais e culturais entre os portugueses e norte-americanos. Não podemos pôr em causa esse direito”, lembrou o secretário de Estado.
“Os ilegais, além da situação de ilegalidade natural em que estão, acabam por ficar expostos a abusos, situações de casos de exploração, que não são desejáveis”, avisou.
Por isso, José Cesário apelou a que estes portugueses “cumpram rigorosamente o período dos 90 dias e que não caiam numa situação de indocumentado”.
O presidente norte-americano, Donald Trump, garantiu no seu discurso de tomada de posse, em 20 de janeiro, que irá expulsar “milhões e milhões” de imigrantes ilegais, uma das principais promessas da sua campanha eleitoral.