A região do Alentejo registou “o melhor ano turístico de sempre” em 2024, com 3,2 milhões de dormidas.
A revelação foi feita pelo presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT), José Manuel Santos. O responsável adiantou ainda que a juntar este número inédito foram verificadas mais 130 mil dormidas em relação a 2023.
“Foi um ano em que crescemos mais de 4% nas dormidas, acima da média nacional, num crescimento sustentado”, referiu José Manuel Santos, citado pela Agência Lusa.
O Alentejo obteve “um crescimento ligeiramente acima na procura externa” face à procura interna, salientando que foi a região de Portugal continental que “mais cresceu em proveitos, com uma subida de 12%”.

“É cada vez mais um destino que se vende a mais pessoas e a um preço mais alto”, vincou o líder da ERT, reconhecendo que os resultados são “fruto do trabalho, em primeiro lugar, dos empresários, hotelaria, turismo rural, animação e restauração”.
Quanto aos mercados externos, foi notório o crescimento dos turistas norte-americanos, enquanto que o mercado espanhol perdeu espaço.
“Foi um ano turístico muito bom, que abre também boas perspetivas para este ano, no qual já estamos a trabalhar arduamente”, apontou José Manuel Santos, admitindo que “ainda há espaço para a região crescer” nesta área.
Assumindo que o turismo no Alentejo “para crescer na procura, tem de crescer também na oferta”, o presidente da ERT revelou que está prevista para este ano a abertura de novas unidades hoteleiras e a ampliação de algumas já existentes.