Foto: Adelino Meireles

A Rede Regional de Percursos Pedestres dos Açores, que totaliza 838 quilómetros, vai contar com mais 14 percursos.

A novidade foi avançada pelo Governo Regional do arquipélago. Para já, sabe-se que dois dos novos trilhos localizam-se na ilha Terceira, o outro em São Jorge.

Na Terceira, foi aprovada a proposta de criação do Trilho da Lagoa do Cerro, com uma extensão de 5,5 quilómetros, por proposta pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.

O outro trilho designa-se Ribeiras/Matas da Agualva, com cerca de oito quilómetros, tendo sido apresentado pela Junta de Freguesia da Agualva.

Na ilha de São Jorge, foi apresentado pela Junta de Freguesia de Santo Antão o Trilho dos Grutões, com cerca de 6,5 quilómetros de extensão.

Berta Cabral, secretária regional com a tutela do Turismo, referiu que os novos percursos “inserem-se na política de qualificação do destino”. E que vão permitir a visitantes e residentes “a oportunidade de explorar a beleza natural, a riqueza cultural e a história das ilhas dos Açores”.

A perspetiva é que os trilhos estejam implementados até ao início do próximo ano, cabendo à Direção Regional do Turismo a respetiva sinalização, bem como execução de painéis informativos e a comunicação no portal do turismo.

A Rede Regional de Percursos Pedestres conta com 96 percursos pedestres homologado, num total de 838 quilómetros sinalizados com as marcas e códigos reconhecidos internacionalmente.

Partilhar